domingo, 6 de novembro de 2011

Literatura infantil


A Literatura Infantil estimula vários sentidos: seu estilo singular pode mostrar a criança uma nova gramática da comunicação
sem regras fixas unindo, dessa forma, o verbal, o imagético, e o sensorial

De um livro de sucesso entre crianças e adolescentes surgiu o filme que é um dos maiores clássicos de todos os tempos. Talvez o autor do livro (L. Frank Baum) não tivesse idéia da fama que viria a ser angariada mundo afora por seu livro. Com certeza não imaginava que iria se tornar um filme. Mas, a partir de sua chegada, "O Mágico de Oz" conseguiu irradiar entre seu público um pouco de magia, encanto e bons fluídos.
Enquanto viajávamos pelas páginas do livro, imaginávamos como seriam os personagens, de Dorothy aos macacos voadores, do Leão Covarde as Bruxas, do Homem de Lata ao Mágico de Óz e do Espantalho ao cãozinho de estimação de Dorothy. Os ambientes também tinham que, necessariamente, serem criados em nossas cabeças, nos forçando a um grande e saboroso exercício mental. O desenvolvimento da trama, as seqüências de ação ou de emoção, todas elas dependiam, para ganhar vivacidade, da criatividade de cada leitor. Reside nessa atuação dos leitores o grande mérito da literatura.
O escritor cria toda uma história e, os leitores, correspondendo ao trabalho do autor, recriam em suas mentes o que estão lendo. Tive a oportunidade, quando criança/adolescente, entre meus 10-12 anos, de ler vários clássicos da literatura mundial. Entre eles estava "O Mágico de Oz". Nunca me esqueci da história e, voltei a me encontrar com ela quando surgiram os vídeos domésticos. O filme, produzido no final década de 1930, não era reprisado nos cinemas e, para poder vê-lo, somente com o advento do home vídeo na década de 1980.
Acho que como todo bom leitor, poderia emendar críticas em relação à produção da Metro. No entanto, do mesmo modo que a maioria das pessoas, acredito que a versão cinematográfica da história me agradou plenamente. Talvez algumas coisas pudessem ser alteradas, no entanto, nada que chegasse a atrapalhar o bom desenvolvimento do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário